James Harden foi a estrela do Houston Rockets na noite de quinta-feira. Após sair perdendo o segundo jogo das finais da Conferência Oeste para o Golden State Warriors, na Califórnia, o ala-armador liderou a recuperação da franquia texana e beirou o triplo-duplo, com 38 pontos, 10 rebotes e nove assistências. Faltando dois segundos para o fim, contudo, Barba cometeu um erro que custou a derrota dos Rockets por 99 a 98.
Com o resultado, o time de Oakland abre 2 a 0 de vantagem na série. No primeiro embate, também na Oracle Arena, os donos da casa bateram os texanos por 110 a 106. Agora, os Rockets precisam buscar a reabilitação nos próximos dois jogos no Toyota Center, em Houston, para seguirem vivos em busca do terceiro caneco da NBA. O próximo confronto será no sábado, às 22h (de Brasília). Do lado vencedor, Stephen Curry foi disparadamente o maior pontuador ao anotar 33 pontos, pegar três rebotes e dar seis assistências. O pivô Andrew Bogut foi responsável por 14 pontos e oito rebotes, enquanto o ala-pivô Draymond Green marcou 12 pontos, pegou sete oito rebotes e deu oito assistências. O brasileiro Leandrinho Barbosa saiu do banco para contribuir com quatro pontos e três assistência em 15 minutos jogados.
Entre os visitantes, além de Harden, Dwight Howard fez sua parte e chegou aos dois dígitos em dois fundamentos: foram 19 pontos e 17 rebotes, além de uma assistência. Terrence Jones saiu da suplência e fez 12 pontos, enquanto Josh Smith anotou 10 pontos e pegou apenas um rebote.
O jogo – Liderados pelo MVP Stephen Curry, os Warriors aproveitaram a força da torcida em seus domínios para sair na frente no primeiro quarto (36 a 28). Os Rockets voltaram mais fortes no segundo período, conseguiram ajustar a marcação e conter a velocidade dos adversários, trabalhando bem a bola e procurando espaços para os contragolpes. Com boas atuações da dupla Harden e Howard, os visitantes tiraram a diferença (27 a 19 no período) e foram para os vestiários com o placar igualado (55 a 55).
O terceiro quarto continuou equilibrado, com Harden e Howard fazendo mais pontos que a soma do restante do time inteiro. Mesmo assim, os Rockets seguraram o placar e foram para o último período perdendo por apenas dois pontos (77 a 75).
Oo cansaço tomou conta da dupla texana no último quarto e os Warriors aproveitaram para impor seu ritmo. A equipe abriu sete pontos de vantagem a dois minutos do fim, mas o time de Houston não desistiu e voltou a encostar no marcador, ficando apenas um tento atrás.
No último ataque, Barba teve chance de definir o jogo, mas cometeu um erro no momento mais crucial da partida. O ala dos Warriors, Harrison Barnes recebeu de Draymong Green para a cesta da vitória, mas errou o chute. Harden pegou o rebote e foi para o contra-ataque, e a dois segundos do fim, tentou o drible para sair livre e perdeu a bola entre as pernas. Após o lance, Harden ficou deitado no chão da quadra, desolado, enquanto os californianos comemoravam e a torcida fazia festa na Oracle Arena.