O britânico Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Bahrein, disputado na tarde deste domingo. Na penúltima volta da corrida, o experiente finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) impediu uma dobradinha da Mercedes ao ultrapassar o alemão Nico Rosberg.
Após três vitórias em quatro corridas, Hamilton já lidera o campeonato com 93 pontos ganhos. Assim, o piloto britânico abre diferença significativa em relação aos segundo e terceiro colocados, Rosberg (66) e Vettel (65), respectivamente.
O brasileiro Felipe Massa (Williams), prejudicado por um problema em seu carro, precisou largar dos boxes e terminou na 10ª colocação. Já Felipe Nasr, mais um representante nacional, fez corrida discreta e não conseguiu terminar na zona de pontuação (12ª).
Depois da série de corridas no continente asiático, a Fórmula 1 promove sua primeira disputa na Europa no próximo dia 10 de maio, com o Grande Prêmio da Espanha. A prova a ser disputada no circuito catalão é a quinta etapa do atual campeonato mundial.
A Corrida – Com problemas no carro, provavelmente na parte elétrica, o brasileiro Felipe Massa (Williams), posicionado na sexta colocação do grid, não partiu para a volta de apresentação. Assim, o foi obrigado a largar dos boxes, após a passagem de todo o pelotão.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) defendeu a pole position com sucesso e assumiu a liderança da corrida, seguido pelo alemão Sebastian Vettel (Ferrari). Nico Rosberg (Mercedes), também alemão, perdeu o terceiro lugar para o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) na largada, mas recuperou-o logo na quarta volta.
O brasileiro Felipe Nasr (Sauber) ficou na 12ª colocação. Massa, incentivado por sua equipe através do rádio, procurou pilotar de forma agressiva e passou a ganhar posições. Na nona volta, Rosberg causou faíscas ao ultrapassar Vettel e assumiu a segunda colocação.
Após a primeira rodada de pit stops, Rosberg voltou atrás de Vettel, mas passou o ferrarista com facilidade na 16ª volta. No pelotão intermediário, os xarás Felipe Massa e Felipe Nasr, únicos representantes do Brasil, chegaram a brigar diretamente por posição.
Com uma parada a menos que os concorrentes, Raikkonen chegou a liderar temporariamente na 35ª volta. Dois giros depois, Vettel, companheiro do finlandês na Ferrari, foi obrigado a parar nos boxes para trocar a asa dianteira, o que praticamente tirou-o da briga por um lugar no pódio.
Felipe Massa remou bastante após largar dos boxes, mas não conseguiu passar da 10ª colocação, duas à frente do compatriota Felipe Nasr. Na penúltima volta da corrida, Raikkonen aproveitou falha de Rosberg e tomou o segundo lugar do piloto alemão.
O Grande Prêmio do Bahrein foi péssimo para a tradicional equipe McLaren. Depois de nem sequer marcar tempo no treino classificatório, o britânico Jenson Button, por falta de confiabilidade do carro, ficou fora da corrida. Já espanhol Fernando Alonso não passou da 11ª posição.
Confira os resultados do Grande Prêmio do Bahrein:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
3: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
4: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
5: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
6: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
7: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
8: Sergio Perez (MEX/Force India)
9: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
10: Felipe Massa (BRA/Williams)
11: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
12: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
13: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
14: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
15: Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
16: Will Stevens (ING/Marussia)
17: Roberto Merhi (ESP/Marussia)
Não completaram
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
Não participou
Jenson Button (ING/McLaren)