O britânico Lewis Hamilton não é dono de um retrospecto muito favorável no Circuito de Suzuka, no Japão. O atual líder da Fórmula 1 conquistou apenas um pódio – terceiro lugar em 2009 – em cinco corridas disputadas na tradicional pista japonesa. Só que para a prova deste domingo, Hamilton conta com um carro “excepcional” para vencer pela primeira vez no país oriental.
“Eu nunca venci neste circuito e apenas fui ao pódio uma vez, na minha primeira chance, em 2009. Tive duas oportunidades, ano passado provavelmente foi a melhor. Neste ano, entretanto, temos um carro excepcional e espero ter a minha vez no degrau mais alto”, avaliou o piloto da Mercedes, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira.
Mesmo não conseguindo resultados expressivos no circuito japonês, o inglês elogia Suzuka e ainda relembra os tempos em que Ayrton Senna e o francês Alain Prost travaram “batalhas inesquecíveis” naquela pista: “Suzuka é uma das pistas do calendário que os pilotos mais gostam e possivelmente uma das melhores pistas do mundo. Há muita história e muitos momentos decisivos aconteceram lá, como aquelas inesquecíveis batalhas entre Ayrton Senna e Alain Prost”.
Desde que a pista voltou a fazer parte do Mundial de Fórmula 1, em 1987, o alemão Michael Schumacher foi o que mais venceu (seis vezes). Outros grandes nomes também foram ao lugar mais alto do pódio em Suzuka, como Ayrton Senna (1988 e 1993), Nelson Piquet (1990), Damon Hill (1994 e 1996) e Mika Hakkinen (1998 e 1999). No próximo domingo, Lewis quer colocar agora o seu nome na história.
“Todos os grandes da F1 venceram em Suzuka desde que a categoria foi para lá pela primeira vez nos anos 1980 e estou determinado a colocar meu nome nessa lista neste fim de semana”, concluiu Hamilton, que lidera o campeonato com 241 pontos, apenas três a mais que o vice-líder, o alemão e companheiro de equipe, Nico Rosberg.
O primeiro treino livre está marcado para acontecer nesta quinta-feira, às 22h30 (de Brasília). Já a corrida ocorre às 3 horas (de Brasília) da madrugada de sábado para domingo.