O britânico Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos, disputado na noite deste domingo. Com o resultado em Austin, o piloto amplia a vantagem sobre o alemão Nico Rosberg, seu companheiro na Mercedes, na liderança do Mundial de Fórmula 1.
A duas etapas do final do campeonato, Hamilton contabiliza 316 pontos ganhos, 24 a mais que Rosberg. O Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, está marcado para o próximo domingo. O Mundial será encerrado em Abu Dhabi, no dia 23 de novembro.
O brasileiro Felipe Massa largou bem e tomou o terceiro lugar do finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro na Williams. No entanto, em um trabalho consistente da Red Bull nos boxes, o australiano Daniel Ricciardo passou os dois pilotos da equipe britânica e garantiu um lugar no pódio.
A corrida – O alemão Nico Rosberg largou na pole position e conseguiu manter a ponta, seguido pelo britânico Lewis Hamilton. Em um começo arrojado, o experiente brasileiro Felipe Massa tomou a terceira posição do finlandês Valtteri Bottas.
Desastrado, ainda na primeira volta, o mexicano Sergio Perez tocou na Ferrari do finlandês Kimi Raikkonen e na Sauber do alemão Adrian Sutil. Diante do acidente, a organização promoveu a entrada do carro de segurança, que permaneceu na pista até o quarto giro.
Os líderes da prova fizeram a primeira rodada de paradas para troca de pneus a partir da 15ª volta. Em uma estratégia bem-sucedida elaborada pela Red Bull, o australiano Daniel Ricciardo retornou à pista na frente de Valtteri Bottas e assumiu a quarta colocação.
Posicionado no terceiro lugar, Felipe Massa não conseguiu incomodar os pilotos da Mercedes. Impetuoso, Hamilton partiu para cima e diminuiu a diferença em relação a Rosberg. Na 24ª volta, em uma bela manobra, o competidor da Inglaterra conseguiu a ultrapassagem.
Daniel Ricciardo visitou os boxes no 32º giro. Uma volta depois, Felipe Massa fez o mesmo. Como a equipe Williams não foi rápida o suficiente, o brasileiro voltou à pista atrás do piloto australiano, perdendo a terceira colocação e, consequentemente, um lugar no pódio.
Punido por utilizar o sexto motor da temporada, o alemão Sebastian Vettel foi obrigado a largar dos boxes. O piloto, de saída da Red Bull após ganhar os últimos quatro campeonatos de maneira consecutiva, terminou o Grande Prêmio dos Estados Unidos em sétimo. Sem correr riscos, Hamilton venceu a prova.