Campeã em Indian Wells na semana passada, a romena Simona Halep deu mais um passo rumo ao inédito título do Premiere Mandatory de Miami. Na tarde deste domingo, a número 3 do mundo não teve dificuldades para passar pela italiana Camila Giorgi, 37ª do ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, após 1h29 de confronto, e está nas oitavas de final da competição pela primeira vez.
Giorgi saiu na frente e manteve a vantagem mínima até o quinto game, quando teve seu serviço quebrado pela romena. A italiana devolveu a gentileza e não permitiu que Halep confirmasse a quebra. No entanto, no nono game, Giorgi foi novamente quebrada pela terceira melhor do mundo, conseguiu salvar um set point, mas Halep, que teve 70% de aproveitamento dos pontos em seu primeiro serviço, fechou a parcial em 6/4.
O segundo set foi bem mais equilibrado. Após uma quebrada para cada lado, Giorgi confirmou e abriu vantagem, mas Halep quebrou a adversária novamente no quinto game e voltou a liderar. A italiana passou a forçar o saque, mas a estratégia não deu muito certo, pois Giorgi cometeu seis duplas faltas contra três da romena. A partir do oitavo game, cada tenista quebrou o serviço mais duas vezes, mas a campeã de Indian Wells não teve dificuldades para abrir 40 a 15 no último game e converter o match-point, vencendo a parcial por 7/5 e o jogo por 2 sets a 0.
Esta é a melhor campanha da carreira de Halep em Miami. Anteriormente, ela havia caído na segunda rodada para a russa Svetlana Kuznetsova (27ª) em 2011 e na terceira rodada em 2012 e 2013, para Marion Bartoli e Sara Errani (13ª), respectivamente.
A próxima adversária da romena será a italiana Flávia Pennetta (28ª), que neste domingo venceu o equilibrado duelo com a bielorussa Victoria Azarenka (36ª) por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6), em 2h10.
Favorita, Angelique Kerber cai para russa
Algoz de Halep em 2011, Kuznetsova avançou para as oitavas de final ao bater a alemã Angelique Kerber (15ª) por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3 após 2h13 de partida. A russa espera o duelo entre as norte-americanas Serena Williams (1ª) e Catherine Cartan Bellis (211ª) para conhecer sua adversária na próxima fase.