Ao contrário de outro cabeça de chave, Tommy Haas correspondeu às expectativas e garantiu vaga na seminal do ATP 250 de Zagreb, na Croácia. Nesta sexta-feira, o alemão confirmou o favoritismo e passou pelo quali russo Andrey Kuznetsov, em dois sets, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/4.
Classificado para a próxima fase, ele buscará uma vaga na final contra Daniel Evans, que tem sido a grande surpresa da competição. Apenas o 147º colocado no ranking mundial, o britânico perdeu na última rodada do quali e nem era para estar disputando a chave principal, mas recebeu um convite de última hora para substituir o tcheco Radek Stepanek. Aproveitando a oportunidade, ele venceu o também alemão Philipp Kohlschreiber, cabeça de chave 3, por 6/4, 2/6 e 6/4.
Enquanto isso, do outro lado da chave, o local Marin Cilic [5] levou a melhor no duelo entre favoritos e venceu o compatriota Ivan Dodig [4], pelo placar de 7/5 e 6/4.
Para avançar em busca de seu quarto título em Zagreg, Cilic, que venceu o torneio em 2009, 2010 e 2013, enfrentará o quali alemão Bjorn Phau, que também tem surpreendido. Nas quartas, ele venceu Dudi Sela, por 6/4 e 6/3, mas já havia deixado pelo caminho o russo Mikhail Youzhny, cabeça de chave 2.