Um dos principais judocas do Brasil está prestes a retornar aos tatames depois de dois anos afastado por lesão. Sem competir desde os Jogos Olímpicos de Londres-2012, Leandro Guilheiro embarca nesta terça-feira para o Cazaquistão, onde disputa o Grand Prix de Astana, já recuperado de duas contusões no joelho.
Guilheiro não luta profissionalmente desde 31 de julho de 2012, quando perdeu sua luta de repescagem dos Jogos Olímpicos de Londres para o japonês Takahiro Nakai. O judoca asiático acabaria derrotado no combate seguinte, que valia a medalha de bronze, pelo russo Ivan Nifontov .
“Estou muito feliz por voltar a pisar num tatame, voltar a competir. O mais importante é ter superado essa fase difícil que foi a lesão e depois outra lesão no mesmo lugar. Foram mais de dois anos me recuperando e não tenho outra palavra para definir esse momento que não seja felicidade”, disse Guilheiro, medalhista nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008.
O judoca de 31 anos de idade integrará a Seleção Brasileira que compete em Astana no Cazaquistão. Além dele, Gabriela Chibana (48kg), Nathália Brígida (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Mariana Silva (63kg), Katherine Campos (63kg), Nadia Merli (70kg), Maria Portela (70kg), Phelipe Pelim (60kg) e Allan Kuwabara (60kg) estão no time nacional.