Tricampeão do torneio de Roland Garros, o ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, considera o título da Masters Cup de Lisboa-2000 como o mais marcante da carreira. Na cerimônia em que foi oficializado como integrante do Hall da Fama do Tênis, realizada nesta quinta-feira (8), o catarinense revelou que planeja trazer ao Brasil o torneio, agora chamado de ATP Finals.
“Vejo que existe uma oportunidade grande, existe muito interesse do próprio Brasil, o momento é propício. Olhando a figura dos acontecimentos, tudo leva a crer que a chance de trazer para o Brasil é real. Já temos contatos com alguns parceiros nossos que definitivamente querem trazer o evento”, declarou o ex-atleta na capital paulista.
De acordo com Guga, Rio de Janeiro e São Paulo já manifestaram interesse em receber o ATP Finals, realizado em Londres desde 2009. Um dos torneios mais importantes do circuito, o evento reúne os oito melhores tenistas da temporada em simples e duplas.
“É uma questão de aproximar e dar confiança à ATP de que o Brasil é um sério candidato a trazer o evento. Já estamos conversando há alguns anos. Agora, a gente começa a chegar aos ajustes finais e decisões mais importantes”, explicou o ex-jogador.
No final do ano passado, o ex-tenista australiano Brad Drewett assumiu a presidência da ATP. Desta forma, Guga planeja viajar para Miami em breve com a finalidade de conversar diretamente com os principais dirigentes da entidade a fim de viabilizar a realização do evento no Brasil.
“Temos que retomar o que já vinha sendo conversado há uns dois ou três anos. Eles também têm interesse de, em se fazendo o torneio aqui no Brasil, que eu esteja envolvido. Uma coisa leva à outra”, explicou o novo integrante do Hall da Fama.
Em 2011, São Paulo recebeu o ATP Challenger Finals, com os melhores tenistas do ano nos torneios do nível. Recentemente, a cidade abrigou o único ATP 250 do Brasil, realizado anteriormente na Costa do Sauípe. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT), da qual Guga é aliado, também fala em trazer um evento da WTA para o Brasil.
Os organizadores do único ATP 250 do País ainda não conseguiram trazer as grandes estrelas para o torneio, mas nesta temporada dois dos maiores nomes do tênis devem atuar no Brasil. O suíço Roger Federer confirmou a realização de uma exibição em território nacional e o sérvio Novak Djokovic pode fazer o mesmo em breve.
Então chamado de Masters Cup, o torneio foi conquistado por Gustavo Kuerten em 2000. Após estrear com derrota contra o norte-americano Andre Agassi, ele venceu o sueco Magnus Norman, o russo Yevgeny Kafelnikov e Pete Sampras, também dos Estados Unidos. Na final, ganhou a revanche diante de Agassi e virou número 1 do mundo.
“Foi o torneio mais marcante, porque envolveu todos os temperos e experiências da minha carreira, até mesmo a frustração gigante de perder o primeiro jogo e depois a transformação até o título”, disse Guga, que ainda elegeu Agassi como seu rival mais duro (ele tem sete derrotas em 11 jogos com o norte-americano.