Menu
Mais Esportes

GP Brasil tem vitória de Powell, tri de Duda e recorde brasileiro

Arquivo Geral

10/08/2014 18h35

O Grande Prêmio Brasil de atletismo foi disputado na manhã deste domingo, em Belém. Principal estrela do evento, o jamaicano Asafa Powell venceu os 100m. Já o brasileiro Mauro Vinícius “Duda” da Silva ganhou o tricampeonato no salto em distância, enquanto Jucilene Lima estabeleceu novo recorde nacional no lançamento de dardo.

O velocista jamaicano venceu os 100m com a marca de 10s02, sua melhor nesta temporada. O norte-americano Marvin Bracy ficou na segunda colocação ao fazer 10s14 e o terceiro lugar no pódio foi ocupado por Dentarius Locke, também dos Estados Unidos, que registrou 10s17.

“Foi muito bom competir aqui, com o apoio do público. Estou gostando muito de Belém e ainda hoje quero experimentar açaí”, brincou. “Estava preocupado com o Bracy, que é jovem e vem conseguindo boas marcas. Agora quero melhorar minha marca este ano e iniciar uma séria preparação para buscar um lugar na Olimpíada”, completou.

No salto em distância, Duda, bicampeão mundial indoor, foi tri do GP Brasil em seu primeiro título após se recuperar de lesão. “Estou voltando, sem forçar demais. Sinto que estou evoluindo”, disse o atleta, que teve apenas dois saltos validados e no melhor deles alcançou 7,74m, o suficiente para ganhar.

No lançamento de dardo, Jucilene Lima foi campeã com 61,99m, novo recorde brasileiro. Ela dividia a marca anterior, apenas um centímetro mais curta, com Sueli dos Santos. “Vencer é sempre bom, ainda mais com recorde”, declarou a atleta nascida na Paraíba.

No salto em altura, Fábio Gomes da Silva, treinado por Élson Miranda, foi ouro com 5,50m, seu melhor resultado no ano. Na edição de 2013 do GP Brasil, ele sofreu uma grave lesão no tendão calcâneo e perdeu o restante da temporada, inclusive o Mundial de Moscou. “Estou de volta”, resumiu, feliz com a vitória.

A norte-americana Tiffany Towsend triunfou nos 200m com 23s17. A prata ficou com a brasileira Ana Cláudia Lemos, que cravou 23s28. “Estou voltando depois de algum tempo parada e preciso paciência para alcançar os resultados desejados. Acho que isso é questão de semanas”, afirmou a cearense.

A 30ª edição do Grande Prêmio Brasil, acompanhada por 17.513 pessoas no Mangueirão, reuniu 120 aletas (75 homens e 45 mulheres) de 20 países. O tcheco tcheco Petr Stastny, presidente da Diamond League, esteve em Belém e agora segue para o Rio de Janeiro, cidade que espera ser incluída no principal circuito da modalidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado