Vítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br
Pela quarta vez, o baiano Giomar Pereira venceu, ontem, a etapa de Brasília do Circuito de Corrida Caixa, no Eixão. Giomar completou o percurso de dez quilômetros em 29m54s. A vitória deixou Pereira em ótima situação no ranking brasileiro de corredores, nove pontos (305) à frente do vice-líder, Gilmar Silvestre, que ontem chegou na quinta colocação geral.
Na prova feminina, Sueli Pereira brigou pela ponta com a queniana Nelly Jepkurui, que acabou à frente da brasileira ao completar o mesmo percurso em 34min23s. A líder do ranking feminino, Conceição Oliveira, alcançou apenas o sexto lugar, ontem, mas tem vantagem de 96 pontos (386) sobre a segunda colocada, Sueli, que agora soma 292 pontos.
Giomar acompanhou o pelotão da frente, ao lado de Luiz Fernando e Paulo Roberto de Almeida, até os últimos metros da prova. No fim, o baiano arrancou e cruzou a linha de chegada antes. Assim, confirmou o bom histórico em Brasília.
“Foi aqui que comecei minha carreira. Foi onde disputei minhas primeiras provas para valer, quando saí de Jacobina”, lembrou. Giomar ainda se recupera de lesão no nervo ciático. “Ainda não estou 100%, mas melhorei bastante”, acrescenta.
No pelotão feminino, Nelly Jepkurui teve o carrapato Sueli Pereira em sua cola até o quinto quilômetro. A partir daí, conseguiu abrir vantagem. “A Sueli estava bastante rápida. Ela me fez forçar mais o ritmo. Comecei a ganhar vantagem depois dos cinco quilômetros, mas só no último quilômetro, quando vi que ela estava bem mais para trás, senti que ia mesmo vencer”, conta.
Para Sueli, ela não adotou a estratégia adequada para a corrida de ontem. “Tentei forçar logo nos primeiros quilômetros, queria ganhar vantagem sobre minhas adversárias. Mas não deu certo”, lamentou a atleta, que diminuiu de 108 para 94 pontos a diferença para a líder do ranking, a brasileira Conceição Pereira.
O Circuito Caixa foi encerrado ontem com a prova do Eixão. Além de Brasília, também houve corridas em Goiânia (15/5), Belo Horizonte (29/5), Campo Grande (7/8), Fortaleza (14/8), Recife (28/8), Uberlândia (18/9), Curitiba (25/9), São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10) e Porto Alegre (30/10). Os primeiros dez colocados dos rankings masculino e feminino serão patrocinados pela Caixa no próximo circuito.