Menu
Mais Esportes

Fratus tem certeza de medalha: "É o melhor time da história do Brasil"

Arquivo Geral

14/07/2015 17h03

O quarteto brasileiro marcou o primeiro tempo no revezamento 4x100m livre e chega confiante para a disputa da medalha de ouro nas finais da noite desta terça-feira em Toronto. Um dos representantes da equipe, Bruno Fratus quer confirmar o favoritismo para conquistar a quinta vitória seguida do País na prova em Jogos Pan-Americanos.

“Vamos vencer, não vai ser logo na nossa mão que deixaremos escapar esta medalha. Hoje o Brasil tem o melhor time de sua história na prova. Meu polimento é para o Mundial, mas estamos nos sentindo muito bem aqui”, comentou.

O Brasil conquista o primeiro lugar da prova desde a edição dos Jogos de Winnipeg, no Canadá, em 1999. Nas eliminatórias da manhã desta terça, o time fez o tempo de 3m17s87, e terá mudanças em sua formação para a decisão. A fase anterior foi disputada, além de Fratus, por João de Lucca, Nicolas Oliveira e Thiago Pereira.

Já na final, Matheus Santana e Marcelo Chierighini integrarão o quarteto, ao lado de Fratus e Lucca. A disputa da manhã não levava risco para uma desclassificação, já que todos os sete países tinham vaga garantida na final, restando definir apenas quais seriam as raias.

Apesar de ser substituído na final, Thiago Pereira também ganhará medalha em caso de triunfo do conjunto. Se conseguir o pódio, o atleta chegará ao seu 19º, empatando com Gustavo Borges em quantidade nos Jogos Pan-Americanos.

O Brasil ainda disputará outras finais na noite desta terça-feira. Assim como Fratus, Leonardo de Deus também cita a importância do Mundial que será realizado entre o fim deste mês e o começo de agosto. Segundo colocado nas eliminatórias dos 200m borboleta, o atleta está concentrado para a decisão e quer esquecer a polêmica que teve na edição passada do Pan, quando quase teve seu ouro cassado por ter competido usando uma touca com patrocínio.

“Tinha apenas 20 anos no México, mas agora sou mais experiente, com 24, e já tenho uma Olimpíada nas costas. Meu treino é mais para o Mundial de Kazan e já pensando nos Jogos do Rio. Hoje (terça), não forcei muito e agora é descansar bastante para a final, quando o ritmo vai ser intenso”, comentou.

Outro brasileiro que aparece entre os favoritos é Marcelo Chierighini, que se classificou com o terceiro lugar nos 100m livre. Já Joanna Maranhão ficou na sexta posição na eliminatória, com 2m12s64, e sabe que terá de melhorar o tempo nos 200m borboleta. “Para conquistar uma medalha, será necessário nadar abaixo dos 2 minutos e 10”, comentou.

Confira abaixo os resultados dos brasileiros nas eliminatórias da primeira etapa:

100m livre feminino – 5º Larissa Oliveira – 55s01; 8º Graciele Herrmann – 55s54

100m livre masculino – 3º Marcelo Chierighini, 48s92; 8º Matheus Santana – 49s52

200m borboleta feminino – 6º Joanna Maranhão – 2m12s64; 10º Manuella Lyrio – 2m10s98

200m borboleta masculino – 2º Leonardo de Deus – 1m5844; 6º Kaio Márcio – 1m59s24

4x100m livre feminino – 3º Brasil (Daiane Becker, Manuella Lyrio, Etiene Medeiros e Daynara de Paula) – 3m46s73 

4x100m livre masculino – 1º Brasil (João de Lucca, Nicolas Oliveira, Thiago Pereira e Bruno Fratus) – 3m17s87

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado