O ATP 250 de Doha terá uma final com dois tenistas franceses. Nesta sexta-feira (6) Gael Monfils derrotou o espanhol Rafael Nadal por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4 e avançou à decisão, em que enfrenta seu compatriota Jo-Wilfried Tsonga, beneficiado pela desistência de Roger Federer, com dores nas costas.
O primeiro set foi de equilíbrio entre os dois tenistas em Doha, com apenas uma chance de quebra de serviço em toda a parcial e Monfils não a desperdiçou. No segundo, Nadal começou melhor e venceu os três primeiros games, mas deixou o francês reagir. Com duas quebras seguidas, no sétimo e nono games, ele voltou à liderança do placar e posteriormente confirmou seu saque para vencer.
Foi apenas a segunda vitória de Monfils em dez confrontos com Nadal pelo circuito profissional. O outro triunfo ocorreu justamente no ATP 250 de Doha, nas quartas de final em 2009.
Já Tsonga não precisou nem entrar em quadra nesta sexta-feira para avançar á final. O suíço Roger Federer, que seria seu adversário na semifinal, alegou estar sentindo dores nas costas e desistiu de continuar no torneio, preservando-se para a disputa do Aberto da Austrália.
Os dois franceses já se enfrentaram três vezes em torneios da ATP, sempre em semifinais, com duas vitórias de Tsonga. O número 6 do ranking mundial venceu em Tóquio em 2009 e em Bangcoc em 2008. Em Montpellier em 2010, no entanto, a vitória foi de Monfils.