As equipes de Fórmula 1 terão à disposição o novo pneu supermacio durante o Grande Prêmio de Mônaco da categoria, neste fim de semana. Desenvolvido pela Pirelli para a temporada de 2015, o composto, de maior aderência e desempenho, será usado pela primeira vez no ano.
“Mônaco geralmente é descrito como o circuito em que é impossível ultrapassar, mas já vimos como a estratégia e a degradação dos pneus muitas vezes levaram a mudanças de posições, inclusive com ultrapassagens na pista”, comentou o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery.
A expectativa da fornecedora de pneus da Fórmula 1 é de que os compostos supermacios deixem os carros, no mínimo, 1s mais rápidos por volta. Como a pista de Mônaco é a menos abrasiva de todo o calendário da categoria, há grande possibilidade de equipes apostarem em estratégias com apenas uma parada.
“O modo como os pilotos utilizarem o novo pneu supermacio, que dá uma vantagem notável de desempenho, será crucial”, avaliou Hembery. Diferentemente dos outros GPs da temporada, os primeiros treinos livres do fim de semana em Mônaco ocorrem na quinta-feira, em vez de sexta.