Um atleta em busca de uma sólida carreira profissional sempre busca ídolos para se inspirar. Grandes nomes, independente da modalidade, acabam se tornando referência.
Imagine então ganhar o mesmo torneio que o maior nome da natação brasileira da atualidade venceu quando ainda era da categoria juvenil. Foi a façanha conquistada por Leandro David, de 17 anos.
O jovem nadador brasiliense venceu a prova dos 50m peito do Campeonato Brasileiro Interfederativo. No início dos anos 2000, ninguém menos que César Cielo também triunfou na mesma competição.
Ele foi o único atleta fora de São Paulo a vencer uma disputa na competição. Sobre o feito, ele afirma que não esperava galgar o lugar mais alto do pódio.
O detalhe fica por conta dos 50m peito não ser a especialidade do brasiliense. Ele se destaca nas provas de 100 e 200m, no mesmo estilo. Tanto é que a ausência da pressão facilitou a conquista.
“Foi um resultado muito bom e uma surpresa muito grande. Eu realmente não esperava ganhar os 50m. Quando vou nadar os 200m, fico mais tenso e nos 50m não foi assim”, diz.
Ajudando a cidade
Das oito delegações que participaram do Brasileiro Interfederativo, Brasília ficou com o quarto lugar. Das quatro vezes que subiu ao pódio, todas foram com Leandro.
Além do título nos 50m, ele ficou com a prata nos 100 e 200m no mesmo estilo, além de participar do revezamento 4 x 50m livre, obtendo o bronze.
Para ele, o sentimento é de alegria por estar ajudando a cidade a terminar em uma boa posição no resultado final. “Me senti bem porque ajudei Brasília. É sempre bom ajudar a sua cidade natal a subir dentro da classificação”, afirma.
A conquista em Anápolis renovou o ânimo de Leandro que agora sonha alçar voos mais altos na natação. A próxima grande competição que ele vai disputar é o Campeonato Brasileiro Junior, em novembro, no Rio de Janeiro.
Para Leandro, a meta passou a ser bater o paulista Felipe Ramos, atleta que venceu as provas em que Leandro é especialista.