O Flamengo começa a temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) com um histórico recente de respeito. Bicampeão nacional, derrotando o Paulistano/Unimed na última final do NBB, o time ainda conquistou a Copa Intercontinental e participou da pré-temporada da NBA, mas acha precipitado já ser apontado como favorito ao título.
O clube rubro-negro disputa o jogo de estreia do NBB, enfrentando o Paulistano nesta sexta-feira às 19h30 (de Brasília), fora de casa. A partida, reedição da última final do campeonato, marca o início de um longo campeonato com 30 partidas para cada clube apenas na fase inicial.
“Esse favoritismo é uma forma da imprensa analisar o trabalho dos diretores, que montaram suas equipes. Nós, que estamos dentro da quadra, sabemos que os candidatos ao título vão se mostrar durante o campeonato. Talvez no meio do returno dê para fazer uma análise mais segura”, disse o veterano ala Marcelinho Machado.
Ma as credenciais para apontar o Flamengo como uma vez mais favorito ao título nacional foram mostradas em quadra. No último ano, o time conquistou o Carioca, o NBB e a Liga das Américas, além da Copa Intercontinental, derrotando em setembro o Maccabi Tel-Aviv, campeão da Euroliga.
O desempenho chamou a atenção da maior liga de basquete do mundo, a NBA. Como parte do plano de aumentar sua popularidade no Brasil, a organização do campeonato convidou o Flamengo a disputar três jogos de sua pré-temporada nos Estados Unidos.
O clube brasileiro foi derrotado por Phoenix Suns, Memphis Grizzlies e Orlando Magic, mas voltou ao Brasil satisfeito com seu desempenho e querendo aproveitar a experiência e os exemplos vistos nos Estados Unidos para melhorar seu desempenho.
“Quando falam que você vai jogar a pré-temporada da NBA, ninguém pensa no aspecto esportivo, mas na realização de um sonho. É a referência de todo o mundo. No começo foi isso, mas depois a gente despertou para outras coisas para tentar ser competitivo e intenso como eles. Passamos a aproveitar a oportunidade de colher benefícios e não só realizar um sonho”, explicou o técnico José Neto.
Os bons resultados e a viagem aos Estados Unidos fizeram com que o Flamengo enfrentasse uma grande sequência de jogos. Suas principais estrelas ainda disputaram o Mundial da modalidade, por Brasil e Argentina, mas o ala Marcelinho Machado acredita que o pouco tempo de descanso não prejudicará o time na disputa desta temporada do basquete nacional.
“Temos que tirar o lado positivo das coisas. Não tivemos muito descanso, mas foram experiências que somam muito. É melhor deixar o cansaço de lado e focar no que houve de melhor. Foram jogos em um padrão muito alto e estamos preparados para começar o NBB”, analisou o veterano ala.