A FIA World Endurance Championship (FIA WEC), Campeonato Mundial de Marcas recém-criado pela Federação Internacional de Automobilismo, terá a quinta prova da temporada sediada no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 16 de setembro. A realização do evento na capital paulista, conhecido como “6 horas de São Paulo”, é uma iniciativa do ex-piloto Emerson Fittipaldi, sócio da empresa promotora, com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
A corrida paulistana é inspirada, embora em menor escala, na tradicional prova “24 horas de Le Mans”, na França, que completa 80 edições em 2012 e será a sede da terceira etapa da Endurance. Além da prova, a intenção de Fittipaldi é promover uma série de outros eventos paralelos para atrair outros públicos, além dos fanáticos por esporte a motor.
“Acredito que será um evento família, com uma série de eventos dentro de um evento. A corrida em si é uma corrida de alta tecnologia e que tem tudo a ver com o mundo moderno, pois é uma prova de resistência e eficiência. Os carros vão virar num tempo muito próximo da Fórmula 1 em Interlagos”, declarou.
O principal dos eventos paralelos será uma performance dos profissionais da Bandito Brother, empresa conhecida por misturar entretenimento e esportes radicais e de que Fittipaldi ficou sócio recentemente. Em 2011, durante as 500 milhas de Indianápolis, a produtora foi responsável pela quebra do recorde de salto de carro em distância e atraiu atenção mundial.
De acordo com Mike McCoy, sócio de Fittipaldi na Bandito Brothers, uma ação semelhante deve ser promovida em Interlagos em setembro. O americano visitou o autódromo na última segunda-feira, conduzido pelo ex-piloto, que aprovou as reformas que estão sendo realizadas no local.
“A mudança do paddock para a reta oposta é uma mudança muito feliz, porque existe a necessidade de um espaço maior em Interlagos. Na segunda-feira, a arquibancada na frente do box foi coberta e ficou espetacular. O asfalto quase não tem ondulações, é perfeito. No aspecto técnico e esportivo, Interlagos está em um nível excelente, o que falta é um espaço maior no paddock”, disse.
O contato do público com os carros e com os pilotos antes da corrida, tradicional em Le Mans, também deve ser mantida na etapa brasileira. Dois pilotos brasileiros entraram na pista em Spa-Francochamps, segunda etapa na categoria: Jaime de Melo, na equipe Ferrari, e Fernando Rees, na Corvette. Os organizadores pretendem duplicar este número para a prova de São Paulo.
“Nós estamos fazendo um projeto para ter dois pilotos brasileiros, de preferência num carro de ponta, em duas categorias diferentes. A nossa expectativa é ter pelo menos quatro pilotos diferentes durante as seis horas”, avaliou Fittipaldi.
As “6 horas de São Paulo” acontecerão uma semana após a disputa do Grande Prêmio de Monza de Fórmula 1, prova que marca os 40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi na categoria.