Mesmo sem entrar em quadra, o tenista suíço Roger Federer assegurou classificação às quartas de final do US Open. O norte-americano Mardy Fish, que enfrentaria o número um do mundo nesta segunda-feira (3), desistiu do campeonato.
Duas horas antes do início da partida, o cabeça de chave número 23 da competição avisou que não entraria em quadra por conta de problemas de saúde. Assim, Federer irá encarar o tcheco Tomas Berdych pelas quartas de final.
Atuando em sua terra natal, Mardy Fish vinha de dois confrontos difíceis, incluindo um contra um adversário melhor rankeado, o francês Giles Simon.
Após bater o japonês Go Soeda com facilidade na estreia, o norte-americano precisou de 5 sets para eliminar Nikolay Davydenko. Na terceira rodada, sofreu para vencer o 17º do ranking, Giles Simon, por 3 sets a 1, parciais de 6/1, 5/7, 7/6 (7-5) e 6/3.
Fish já havia se afastado do circuito neste ano. Em março, passou por uma cirurgia por conta de problemas coronários e acabou perdendo os Jogos Olímpicos de Londres, só retornando em julho.