Menu
Mais Esportes

Fina suspende Rebeca novamente e brasileira pode ser banida

Arquivo Geral

24/07/2008 0h00

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta quinta-feira que recebeu do Painel de Doping da Federação Internacional de Natação (Fina) nova determinação suspensão para Rebeca Gusmão. Desta vez, a punição vale até 17 de julho de 2010 por conta de um resultado positivo para testosterona durante o Troféu Maria Lenk, em maio de 2006.

Atualmente, Rebeca já cumpre punição semelhante por conta da detecção da mesma substância nos Jogos Pan-americanos do ano passado, quando ela conquistou duas medalhas de ouro – o “gancho” vai até 2 de novembro de 2009, mas a nadadora tenta suspender a medida através de um apelo no CAS (Corte Arbitral do Esporte).

Caso os recursos não tenham sucesso, Rebeca pode ser banida definitivamente do esporte, visto que as regras da Agência Mundial Antidoping (Wada) prevêem esta pena para competidores que sofram duas punições por doping.

Em março deste ano, o CAS, última instância da justiça desportiva internacional, se declarou inapto para julgar o suposto doping de Rebeca em 2006, alegando que nem a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nem a própria Fina esgotaram as possibilidades de acusação e defesa da nadadora.

O caso então voltou à Fina, que tomou a decisão anunciada nesta quinta-feira.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado