Menu
Mais Esportes

Fina pede à Corte Arbitral suspensão de Cielo e mais três com urgência

Arquivo Geral

08/07/2011 15h29

A Federação Internacional de Natação (Fina) encaminhou nesta sexta-feira à Corte Arbitral do Esporte (CAS) o pedido de suspensão para Cesar Cielo e outros três nadadores pegos no exame antidoping realizado durante o troféu Maria Lenk. A requisição da entidade foi feita com caráter de urgência para que a situação seja definida antes do Mundial de Xangai, cujas provas de natação começam dia 24 de julho.

 

Cesar Cielo Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked foram flagrados com furosemida, substância diurética. Os atletas admitiram o uso de um suplemento de cafeína, que teria sido contaminado durante a manipulação, e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos [CBDA] aplicou apenas uma advertência aos nadadores.

 

“A Fina pediu para as advertências feitas pela CBDA serem substituídas por um período de suspensão e os resultados obtidos após a realização do exame serem anulados”, esclareceu a CAS.

 

Cielo precisa concordar com o caráter de urgência do painel para que ele seja realizado antes do dia 24 de julho. Dependendo da decisão do CAS, ele não poderá disputar o Mundial de Xangai, em que defende a medalha de ouro dos 50m e dos 100m livre.

 

Além disso, Cielo também pode perder as três medalha de ouro conquistadas no Aberto de Paris, torneio preparatório para o Mundial e realizado após o Troféu Maria Lenk. O brasileiro venceu os 50m e 100m livre, e os 50m borboleta com os melhores tempos da temporada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado