A decisão da etapa do Rio de Janeiro do Campeonato Mundial de Surfe (WCT) foi definida na manhã deste domingo. Com a força da torcida local nas areias cariocas, o representante brasileiro Filipe Toledo encara na briga pelo título o australiano Bede Durbidge.
A primeira bateria da semifinal foi 100% brasileira. Com 15,93, Filipinho superou o compatriota Ítalo Ferreira (6,34) e garantiu presença na decisão. Na sequência, em um duelo de australianos, Durbidge marcou 14,63 diante do compatriota Matt Wilkinson (8,23) e também se classificou.
Em grande fase, Filipinho se prepara para disputar no Rio de Janeiro a segunda final de sua carreira. Na primeira decisão do surfista de 19 anos, disputada em Gold Coast, abertura do Mundial, ele venceu o australiano Julian Wilson e foi campeão de maneira inédita.
Filipe Toledo e Bede Durbidge já se enfrentaram na edição de 2015 do campeonato. No caminho para o título da etapa de Gold Coast, o surfista brasileiro encontrou o adversário da Austrália nas quartas de final e levou a melhor (17,34 a 16,23).
Independentemente do resultado da disputa com de Bede Durbidge, Filipinho já assegurou a segunda colocação do campeonato, ultrapassando o australiano Mick Fanning. O jovem está atrás apenas do compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho, algo inédito para o Brasil.