O Brasil encerrou a participação no adestramento individual em Toronto sem medalhas. Dois dias depois de conquistar o bronze no adestramento por equipes, João Victor Marcari Oliva, João Paulo dos Santos e Leandro Aparecido da Silva disputaram a final, mas passaram longe de subir ao pódio no Parque Esquestre Caledon.
Mais experiente, Leandro/Di Caprio ficou em sexto lugar, com somatória de 73.300. Na sequência, veio João Victor/Xamã dos Pinhais. O filho de Hortência, vice-campeã olímpica de basquete em Atlanta 1996, ficou em sétimo, com 73.275 pontos. João Paulo/Veleiro do Top terminaram a prova em nono, com 72.950 pontos.
O grande campeão da prova foi o norte-americano Steffen Peters com o cavalo Legolas 92, somando 80.075 pontos, seguido pelo conjunto de sua compatriota Laura Graves com o cavalo Verdades (79.825). Peters já havia faturado o ouro em Guadalajara 2011 com o cavalo Weltino’s Magic e nas equipes com Paragon, e desta vez os Estados Unidos repetiram o feito e venceram também na prova coletiva. Quem completou o pódio o local Christopher Von Martels/Zilverstar.
O hipismo volta à ativa na próxima sexta-feira, com as provas classificatórias de adestramento no Conjunto Completo de Equitação (CCE). Carlos Eduardo Parro, Henrique Pinheiro, Márcio Carvalho Jorge e Ruy Leme da Fonseca Filho representarão o Brasil na categoria individual.