A Associação Japonesa de Basquete foi suspensa de competições internacionais após não cumprir solicitações da Federação Internacional de Basquete. A entidade havia pedido a unificação das ligas e uma apresentação de um plano para as equipes nacionais para depois de 2020. Como os japoneses não acataram o requerimento, o país não poderá participar de torneios organizados pela Fiba.
Com isso, a entidade internacional de basquete enviou uma delegação ao Japão para auxiliar a implementação das reformas solicitadas no basquete do país. Tal apoio se deve às demissões do ex-presidente da Associação Japonesa da modalidade, Yasuhiko Fukatsu, e do comandante da Liga Nacional, Mitsuru Maruo.
“Acreditamos que o basquete tem um grande potencial para se tornar um dos principais esportes no Japão, especialmente tendo em vista os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Está na hora de se preparar com uma forte visão para o futuro. Contamos com todas as partes interessadas de basquete para participar do processo de reforma muito necessária que será conduzido pela força-tarefa”, comentou o secretário-geral da Fiba, Patrick Baumann.