A Federação Internacional de Basquete das Américas (Fiba) confirmou nesta segunda-feira a cidade de Edmonton, no Canadá, como anfitriã do Pré-Olímpico Feminino das Américas 2015. O torneio é visto como o mais importante no continente, já que é classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
A competição acontecerá do dia nove ao 15 de agosto do ano que vem, com dez equipes do continente americano. As seleções de Cuba, Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana já estão classificadas e esperam os quatro classificados do Campeonato Sul-Americano 2014. Estados Unidos e Canadá já estão confirmados no Pré-Olímpico.
A diretora executiva da Confederação Canadense de Basquete, Michele O’Keefe, comemorou a confirmação do país como sede do Pré-Olímpico e afirmou ser essa uma escolha que vai levar o basquete do Canadá “para a frente”.
“Nossa equipe nacional de basquete feminino agora tem a oportunidade de competir por uma vaga olímpica em casa. Ser anfitrião é uma prioridade estratégica para o basquete do Canadá e este campeonato é um grande passo à frente”, festejou O’Keefe.
Esta é a segunda vez que o Canadá abriga um Pré-Olímpico feminino de basquete. A primeira vez foi em 1995, em Hamilton.
O Campeonato Sul-Americano que dá vaga ao Pré-Olímpico de 2015 no Canadá, ocorrerá entre os dias 14 e 18 de agosto, na cidade de Ambato, no Equador. As brasileiras estreiam no dia 14, contra a Venezuela e ainda terão de enfrentar na primeira fase Uruguai e Equador, que completam o Grupo B.