Menu
Mais Esportes

FIA divulga lista do que é ou não permitido comunicar ao piloto por rádio

Arquivo Geral

17/09/2014 18h53

A nova regra da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciada na última quinta-feira, proíbe as equipes de usarem o rádio para dar informações que favoreçam o piloto e ajudem no desempenho dos carros durante as corridas.

A determinação passa a valer no GP deste fim de semana, em Cingapura, mas já gerou muitas dúvidas e especulações a respeito do que pode e não pode ser dito. Para esclarecer, a entidade enviou às escuderias uma lista detalhada do que é proibido e do que é permitido.

Responder a perguntas diretas dos pilotos, como por exemplo “Estou usando o mapeamento de torque correto”?, não será permitido, assim como pedidos de informações sobre o carro, como os níveis de economia de energia. Informações sobre pressão e temperatura dos pneus e desgaste e aquecimento dos freios só passam a ser proibidas no dia 5 de outubro, na etapa do Japão, para que as equipes tenham tempo para se adaptar às mudanças. A Federação também vai punir mensagens que pareçam codificadas, assim como a utilização de placas nos boxes. 

Já avisos sobre bandeiras, safety car ou cuidados a serem tomados continuam sendo permitidos. Frases como “acelere” ou “aperte o ritmo” também poderão ser comunicadas aos pilotos, assim como aviso de pneus furados. 

O que é permitido: 

Conferir que o piloto ouviu uma mensagem 

Informar empo de volta ou de setor Informar tempo de volta de um concorrente 

Avisar a diferença para os adversários durante treinos e corridas

Frases como “Acelere”, “Aperte o ritmo” ou mensagens similares 

Ajudar com tráfego durante treinos e corridas 

Informar a diferença entre os carros na classificação, bem como melhor posicionar o carro para uma volta limpa 

Avisar sobre pneu furado 

Falar escolha de pneu para o próximo pit stop Informar número de voltas que um concorrente fez com um jogo de pneus durante a corrida Informar escolha de pneus de um concorrente

Informar sobre estratégia de corrida dos concorrentes

Avisar sobre bandeiras amarelas, azuis, entrada do safety car ou outros cuidados a se tomar

O que não é permitido: 

Detalhar tempo de setor de um concorrente e onde ele está mais lento ou rápido 

Ajudar no ajuste da configuração da unidade de potência 

Ajudar no ajuste da configuração do câmbio

Ajudar no aprendizado de marchas do câmbio

Informar o balanço do estado de carregamento das baterias ou ajuste de desempenho 

Informar sobre nível de combustível necessário a ser economizado

Informar sobre temperatura e pressão dos pneus

Informar sobre a configuração do diferencial 

Mapear a posição da embreagem para largada e pit stops Informar sobre mapas ou configurações de embreagem Informar sobre equilíbrio do freio ou configurações do “brake-by-wire” 

Avisar sobre desgaste e temperatura dos freios Seleção da configuração default do piloto (salvo em caso de um problema claramente identificado no carro)

Responder a perguntas diretas do piloto, como por exemplo, “Estou usando o mapeamento de torque correto”? 

Passar mensagens que pareçam codificadas 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado