A Fórmula 1 voltará a ter 12 equipes a partir da temporada de 2015. Nesta sexta-feira, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) concedeu licença ao milionário norte-americano Gene Haas para inscrever um time na categoria de elite do esporte a motor mundial.
O empresário é um dos sócios da vitoriosa equipe Stewart-Haas da Nascar e agora começa a se preparar para entrar no grid da Fórmula 1, que tem apenas 11 times desde o encerramento das operações da HRT, ao fim de 2012. A FIA não concedia permissão para novas escuderias desde 2010.
“Obviamente estamos extremamente satisfeitos por recebermos uma licença da Fórmula 1 pela FIA. É um momento empolgante para a Haas Automation, para mim e para todos que queriam ver uma equipe americana de volta à Fórmula 1. O trabalho duro começa agora”, afirmou Gene Haas.
A última equipe norte-americana na Fórmula 1 foi a Penske, que participou do campeonato completo de 1974 a 1976 depois de ter se inscrito em corridas esporádicas em anteriores. Recentemente, outra tentativa de criar um time dos Estados Unidos foi feita, mas a USF1 nunca alinhou um carro no grid.