O espanhol David Ferrer conseguiu uma importante vitória em sua missão de se classificar para o ATP Finals de Londres, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Na madrugada desta quinta-feira, ele se classificou às quartas de final do Masters 1000 de Xangai, na China, derrotando o britânico Andy Murray, também concorrente a uma vaga no torneio da capital inglesa, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 6/2.
Ferrer entrou para o confronto com Murray sabendo da importância do resultado desta quinta-feira. O espanhol abriu a semana na décima colocação do ranking do ano, uma posição atrás do britânico. Nos últimos dois duelos ente eles, o tenista escocês havia saído com a vitória.
“Eu precisava jogar meu melhor tênis hoje. É claro que a classificação ao Finals é a minha meta, e de Andy também. Acho que essa partida foi muito importante para os dois jogadores. Hoje tive uma vitória boa”, analisou Ferrer após o duelo.
Apenas cinco tenistas já estão classificados ao ATP Finals de Londres. Um deles é Novak Djokovic, líder do ranking mundial e possível adversário de David Ferrer nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai. O tenista sérvio duela com o cazaque Mikhail Kukushkin por uma vaga na próxima fase do torneio.
Também buscando uma vaga no ATP Finals de Londres, o tcheco Tomas Berdych derrotou o croata Ivo Karlovic, na madrugada desta quinta-feira, para avançar às quartas de final do Masters 1000 de Xangai. O sétimo colocado do ranking mundial resistiu ao potente saque de seu adversário, que anotou 19 aces, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai, Tomas Berdych enfrentará o francês Gilles Simon, que passou pela surpresa turca Malek Jaziri. Eles já se enfrentaram oito vezes pelo circuito profissional, com vantagem no retrospecto para o tenista de Nice, vencedor cinco vezes.