Vice-campeão em 2013, David Ferrer iniciou sua campanha em Roland Garros com uma vitória tranquila nesta terça-feira. O espanhol precisou de aproximadamente 1h40 para vencer o holandês Igor Sijsling, em sets diretos, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/1. Classificado para a próxima fase, Ferrer terá pela frente o vencedor do confronto entre os italianos Simone Bolelli e Andrea Arnaboldi.
Em 2014, Ferrer espera manter a ascensão que vem tendo nos últimos anos. Eliminado na terceira rodada em 2010, ele melhorou no ano seguinte e chegou às oitavas de final. Em 2012, o espanhol foi ainda melhor e chegou à semifinal pela primeira vez. Já em 2013, ele alcançou sua melhor campanha e fez a final contra o compatriota Rafael Nadal, octacampeão do torneio.
Depois de um duelo equilibrado no primeiro set, Ferrer iniciou a segunda parcial com uma quebra e não foi ameaçado para abrir 2 a 0 no placar. Aproveitando-se do cansaço do adversário, o tenista aumentou o ritmo e venceu o terceiro set em pouco mais de 20 minutos para garantir o triunfo.
Dimitrov é eliminado – Outra zebra que surgiu na chave masculina de Roland Garros foi Grigor Dimitrov. 12º colocado no ranking mundial, o búlgaro caiu na estreia ao perder para o croata Ivo Karlovic, número 37 do mundo, também em três sets, com parciais de 6/4, 7/5 e 7/6 (7-4).
Na segunda-feira, os principais favoritos que caíram na estreia foram o suíço Stan Wawrinka e o japonês Kei Nishikori.
Nos outros jogos da rodada, o italiano Andreas Seppi [32] venceu o colombiano Santiago Giraldo, por 6/3, 7/5 e 6/3, e agora medirá forças contra o argentino Juan Monaco, que venceu o francês Lucas Pouille, por 6/3, 6/1 e 6/4. O sul-africano Kevin Anderson [19] passou pelo também anfitrião Stephane Robert, por 7/5, 6/3 e 6/4. Classificado, ele terá pela frente mais um tenista da casa, já que enfrentará Axel Michon, que travou um grande duelo com o norte-americano Bradley Klahn e venceu após cinco sets, com placar final de 6/1, 6/7 (4-7), 5/7, 6/1 e 6/4.