O longo período de afastamento das quadras do espanhol Rafael Nadal já o fez perder o posto de terceiro melhor do mundo e ele pode deixar também a posição de melhor espanhol no ranking em breve. Na atualização da lista nesta segunda-feira, a ATP indicou a aproximação de David Ferrer, atrás apenas 95 pontos.
A diferença pode ser suprimida no Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, no qual o espanhol de Mallorca precisa defender o vice-campeonato conquistado ano passado. Já Ferrer tem apenas os pontos das quartas de final em Melbourne.
Entre os dez primeiros colocados não houve alteração. A primeira mudança registrada na lista de 2013 foi a ascensão de uma colocação do norte-americano John Isner e do croata Marin Cilic, respectivamente, para 13ª e 14ª posição. Em contrapartida, o canadense Milos Roanic caiu dois postos para 15º.
Quem começou bem a temporada 2013 foi o espanhol Roberto Bautista Agut, vice em Chennai, que conquistou 25 colocações e passou a ser o número 55 do mundo. Outro que começou o ano comemorando foi vencedor do Aberto de São Paulo, o argentino Horacio Zeballos, que ganhou 19 posições. O francês Gael Monfils teve a maior queda dentro do top 100 e por pouco não deixou a lista, depois de perder 22 lugares e terminar como número 99.
Brasileiros sobem no ranking
Os principais brasileiros que competiram no Aberto de São Paulo conseguiram bons resultados no ranking da ATP. Rogerinho, que conquistou o vice-campeonato do torneio, subiu 14 colocações e se aproximou do top-100. O paulista passou a ser o número 112 do mundo.
Já João Souza, o Feijão, subiu 12 lugares e assumiu o posto de 132º da ATP. O principal brasileiro do ranking, Thomaz Bellucci, que disputa o ATP 250 de Auckland, ascendeu uma posição. A queda ficou por conta de Thiago Alves, que defendia o título na capital paulista e perdeu 16 posições.