Jogando no saibro, piso ao qual é acostumado, o espanhol David Ferrer não teve dificuldades para superar o croata Marin Cilic, na manhã desta segunda, e garantir vaga nas quartas de final da chave masculina de Roland Garros. Aproveitando-se dos vários erros do adversário, Ferrer venceu por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/4, e agora espera pelo britânico Andy Murray, que rivaliza com o anfitrião Jeremy Chardy.
Surpreendentemente, Ferrer conseguiu um melhor aproveitamento de saque com relação a Cilic. Mesmo levando a pior no quesito aces, já que o croata, com o primeiro serviço potente, emplacou seis aces contra apenas dois do espanhol, Ferrer teve um melhor aproveitamento no saque e um índice de erros muito menor. Enquanto Cilic cometeu 47 erros, Ferrer teve apenas 14.
Nem mesmo o número menor de bolas vencedoras (29 contra 20) abalou a estratégia de Ferrer, que se manteve constante na disputa da maioria dos pontos. Firme do fundo da quadra, o espanhol não aliviou a mão e imprimiu ritmo ao jogo, comandando os pontos. Nos dois primeiros sets, o saque potente de Cilic não foi o bastante para colocar em jogo a vantagem conquistada.
Apenas na terceira parcial o croata ameaçou uma reação, que não passou de um lapso. Apoiado no primeiro serviço, o croata perseguiu a vantagem de Ferrer desde o início do set, mas ficou uma quebra em desvantagem, o que bastou para o espanhol conservar-se à frente do placar até o final da partida, que teve duração de 1h53min.
Nas quartas de final de Roland Garros, Ferrer vai enfrentar o vencedor do duelo entre Andy Murray e o anfitrião Jeremy Chardy, que medem forças também nesta segunda, em Paris.