Menu
Mais Esportes

Federer vence Djokovic, segura sérvio no ranking e vai à final em Paris

Arquivo Geral

03/06/2011 17h36

Federer conquistou sua 14ª vitória e parou o melhor tenista do ano, que não havia perdido ainda em 2011O suíço Roger Federer segurou o melhor tenista do ano, Novak Djokovic, nesta sexta-feira, por 7/6 (7-5), 6/3, 3/6 e 7/6 (7-5), na semifinal do torneio de Roland Garros. Com a derrota, o sérvio não passa a ser o número um do mundo, nem consegue o recorde de 42 vitórias seguidas, enquanto o número 3 se recupera de várias eliminações precoces em 2011.

 

Na final, o duelo será entre Federer e o líder do ranking, Rafael Nadal, que eliminou o escocês Andy Murray também nesta manhã. No histórico de confrontos, o espanhol tem uma vantagem de 16 partidas contra 9 do suíço, que já protagonizaram duelos históricos em suas carreiras. O último encontro foi no Masters 1000 de Madri, com vitória do melhor do mundo

 

O jogo – A primeira parcial já começou emocionante, com uma quebra para cada lado. ‘Djoko’ se impôs e conseguiu mais uma para ficar em vantagem, mas não teve forças para mantê-la, deixando a decisão para o tie-break. Embalado, o suíço fez um slice invejável e fechou a etapa.

 

Na segunda, o ímpeto de Federer parecia que aumentava a cada game. Abriu 4 a 1 nas parciais e, apesar da confirmação após grande disputa e troca de vantagens no sexto game, venceu mais uma para ficar a um set de levar a partida. No entanto, o sérvio se recuperou em quadra e abriu 3 a 0 nos games, vantagem que se estendeu até o fim do set e manteve esperanças.

 

Já o sérvio perdeu a chance de ser 1º do ranking e de igualar recorde de McEnroeA quarta parcial foi bastante acirrada, com confirmações e uma quebra para cada lado. No tie-break, no entanto, o ex-número um, que fez 18 aces na partida, guardou dois destes para o fim e conquistou a sua principal vitória em 2011, ano em que o suíço é contestado a cada nova eliminação.

 

Caso vencesse a partida de hoje, Djokovic atingiria o topo do ranking mundial, ultrapassando Nadal, pentacampeão de Roland Garros, além de igualar o recorde de vitórias do norte-americano John McEnroe, 42, a maior sequencia da história em um início de temporada.

 

No saibro, os rivais só se enfrentaram três vezes antes de hoje, com duas vitórias do suíço. Uma delas, em 2008, contou com a desistência do sérvio, entretanto. No total de confrontos, Federer ainda mantém uma larga vantagem de 14 vitórias em 23 partidas.

 

A única esperança de ‘Djoko’ agora é torcer para seu algoz na final. Caso seja campeão de Roland Garros neste fim de semana, Federer ajudaria o sérvio a, mesmo assim, conquistar o posto mais alto do ranking.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado