O suíço Roger Federer nem precisou jogar para avançar à semifinal do ATP 250 de Halle, na Alemanha, seu primeiro torneio preparatório para Wimbledon. Nesta sexta-feira, ele contou com W.O. do taiwanês Yen-Hsun Lu, seu adversário de quartas de final, para se classificar à fase seguinte do torneio.
Federer entrou em Halle como cabeça de chave 2, mas se converteu em principal favorito com a eliminação precoce de Rafael Nadal. Na semifinal, o tenista suíço terá pela frente o japonês Kei Nishikori, que nesta sexta-feira despachou o norte-americano Steve Johnson por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-4).
Eles já se enfrentaram três vezes pelo circuito profissional, com surpreendente vantagem no retrospecto para o japonês. Roger Federer venceu o duelo entre eles no ATP da Basileia de 2011, mas foi derrotado nos Masters 1000 de Madri da temporada passada e de Miami deste ano.
Do outro lado da chave em Halle, o alemão Philipp Kohlschreiber derrotou seu compatriota Dustin Brown, algoz de Rafael Nadal nas oitavas de final, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7 e 7/6 (18-16). Seu adversário na semifinal será o colombiano Alejandro Falla, que passou pelo também alemão Peter Gojowczyk.