O troféu do Masters 1000 de Monte Carlo seguirá longe da estante de Roger Federer. Na manhã desta quinta-feira, o suíço número 2 do mundo foi eliminado pelo francês Gael Monfils (18º) após 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5), em 1h44 de partida.
Contando com o apoio da torcida de Mônaco, Monfils vem se consolidando como carrasco de Federer. No último confronto entre eles, o francês já havia vencido bem, por 3 sets a 0, na final da Copa Davis do ano passado, vencida pelo time suíço. No retrospecto histórico entre os dois, porém, Roger ainda leva vantegem, com oito triunfos em 12 encontros.
Atual vice-campeão em Monte Carlo, Federer começou bem a primeira parcial e abriu 3/1 em poucos minutos, mostrando que o jogo poderia ser resolvido sumariamente, assim como ocorreu na última quarta-feira. No entanto, o francês reagiu e empatou. O set foi decidido apenas no nono game, quando Monfils rechaçou novamente o saque do suíço e depois sacou para sair na frente (6/4).
No segundo set, Roger Federer teve muitas dificuldades para confirmar o saque, porém salvou cinco break points e não foi quebrado. Por sua vez, Monfils venceu os games de serviço com certa facilidade, aproveitando os erros do adversário.
Nas quartas de final, Gael Monfils vai enfrentar o búlgaro Grigor Dimitrov, cabeça de chave número 9, que eliminou o atual campeão em Monte Carlo, o suíço Stanislas Wawrinka, por arrasadores 6/1 e 6/2.
Dono de cinco títulos na carreira, Gael Monfils, de 28 anos, vai em busca de sua primeira conquista de um torneio Masters 1000. Esta é a primeira vez que o francês alcança a fase de quartas de final em Mônaco. Sua melhor participação havia sido em 2008 a 2011, quando jogou até a terceira rodada.
Quarto pré-classificado, Milos Raonic precisou de três sets para despachar o espanhol Tommy Robredo, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3. Na briga por um lugar nas semifinais, o canadense vai medir forças com o vencedor do duelo entre o tcheco Tomas Berdych (6º) e o espanhol Roberto Bautista Agut (12º).