Após ter desempenho irregular na última temporada, Roger Federer segue em busca de reconquistar lugar de protagonismo no cenário do tênis internacional. E, nesta quarta-feira, o atleta suíço deu passo importante no ATP 500 de Dubai ao garantir vaga nas quartas de final, superando o checo Radek Stepanek por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (4 a 7) e 6/3, em 2h11.
Ex-líder do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Federer dominou o adversário durante o primeiro set e não encontrou dificuldades para triunfar, fechando a parcial em 35 minutos. No set seguinte, porém, o suíço apresentou queda de rendimento e acabou derrotado no tie-break.
Na parcial derradeira, Federer voltou a mostrar o porquê derrotou Stepanek em 12 dos 14 confrontos que havia feito anteriormente com o checo no circuito profissional. Em 43 minutos, o ex-número um do mundo controlou o rival e assegurou vitória por 6/3.
Na próxima fase, o jogador suíço mede forças com o também checo Lukas Rosol, que mais cedo triunfou sobre o russo Dimitry Tursunov em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7 a 4). Esta será a primeira vez que os atletas duelam pelo circuito profissional da ATP.