Roger Federer esteve irreconhecível durante a maior parte da partida disputada na manhã desta quinta-feira contra o seu compatriota Stanislas Wawrinka, pelas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai.
Em quase duas horas de partida, os dois suíços abusaram dos erros e o mais velho sofreu, mas conseguiu vencer de virada e com direito a pneu no terceiro set, por 2 a 1 (4/6, 7/6 e 6/0).
O primeiro set começou equilibrado, mas logo o número um do mundo parece ter perdido a concentração, o que possibilitou um aumento no volume de jogo do adversário. Wawrinka aproveitou a chance e quebrou o serviço de Federer no sétimo game, mantendo a vantagem até o final.
A segunda etapa foi a mais disputada da partida, precisando ser decidida no tie-break. Roger continuou errando bastante e encontrou um adversário mais concentrado em confirmar os serviços. No tie-break, a experiência de Federer prevaleceu e ele conseguiu provocar o terceiro set.
Na decisão, o equilíbrio da partida acabou. O número 1 do mundo impôs a sua superioridade técnica e já iniciou com uma quebra, que se repetiria outras duas vezes, até ele conseguir fechar o set com o pneu e a partida, de virada.
Classificado, o suíço enfrenta nas quartas de final, que será disputada às 9 horas (de Brasília) de sexta-feira, o croata Marin Cilic, que na manhã desta quinta venceu o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1 (4/6, 6/1 e 6/4).