Às vésperas do seu décimo confronto contra o francês Gael Monfils, Roger Federer já sabe o que tem que fazer para alcançar sua oitava vitória e, consequentemente, sua classificação à semifinal do Aberto dos Estados Unidos. Para o duelo, que está marcado para a próxima quinta-feira, às 12 horas (horário de Brasília), o suíço garante que fará um jogo efensivo, enquanto esperará uma postura mais defensiva do oponente.
“Sei exatamente como enfrentá-lo. Serão mais ou menos as mesmas condições. É bem claro. Eu atacarei, ele sabe que defenderá. Mas ele tentará sacar bem e agredir também. Sabemos o que esperar desde já”, disse Federer à ESPN norte-americana logo após ter vencido o espanhol Roberto Bautista Agut, nesta terça-feira.
O último confronto entre o suíço e o francês foi há três semanas, nas oitavas de final do Masters 1000 de Cincinnati. Na ocasião, Federer não encontrou grandes dificuldades e se classificou à próxima fase com uma vitória em sets diretos.
Com o triunfo sobre Agut, o número 3 do mundo mantém uma sequência de bons resultados e já supera a campanha obtida na edição de 2013 do Aberto dos EUA, quando caiu justamente nas oitavas. Para ele, a principal explicação para seus resultados positivos é a melhora na condição física.
“Por causa dos problemas que tive no ano passado, precisei de muito cuidado com o que eu fazia. Tive que cortar algumas coisas por medo. Estou feliz por poder agora fazer tudo e não ter mais obstáculos. Agora eu tenho a minha confiança de volta. É simples assim”, concluiu.