Menu
Mais Esportes

Federer, Nadal, Schumacher, Rossi e Isinbayeva são os finalistas do Prêmio Príncipe de Astúrias

Arquivo Geral

04/09/2007 0h00

Os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal, em uma candidatura conjunta, o ex-piloto alemão de Fórmula 1 Michael Schumacher, o motociclista italiano Valentino Rossi e a atleta russa Yelena Isinbayeva, do salto com vara, são os finalistas do Prêmio Príncipe de Astúrias dos Esportes, que será anunciado amanhã.

O júri, presidido pelo ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Juan Antonio Samaranch, anunciará amanhã o finalista, às 12h locais – 7h de Brasília.

O suíço Federer e espanhol Nadal ocupam, respectivamente, a primeira e segunda posições do ranking da ATP na atualidade, enquanto Isinbayeva é a única mulher que superou os cinco metros no salto com vara. Já Schumacher é o piloto que mais títulos conquistou na história da Fórmula 1, com sete, enquanto Rossi aparece com cinco na MotoGP, principal categoria do motociclismo.

Concorriam ao prêmio 18 candidaturas procedentes de dez países. Na primeira relação foram tirados nomes como o do ex-jogador francês Zinedine Zidane, do nadador americano Michael Phelps e da seleção nacional de futebol do Iraque.

Outra candidatura descartada hoje foi a do ex-jogador brasileiro Pelé, considerado o melhor jogador de futebol de toda a história. Ele aparecia em conjunto com o argentino Di Stéfano, também já fora dos gramados.

No ano passado, o vencedor foi a seleção espanhola de basquete, campeã mundial.

O júri do prêmio, presidido desde sua primeira edição por Samaranch, é formado pelo secretário de Estado para o Esporte, Jaime Lissavetzky e outras autoridades olímpicas, de imprensa e ex-atletas espanhóis.

O prêmio, assim como os outros sete entregues pela Fundação Príncipe de Astúrias, vale  50 mil (cerca de R$ 137 mil) e a reprodução de uma estatueta feita por Joan Miró.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado