O suíço Roger Federer alcançou as oitavas de final do US Open de tênis neste sábado após vencer o croata Marin Cilic neste sábado por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 4-6, 6-4 e 6-2, em uma partida na qual o adversário obrigou o ex-número 1 do mundo a subir o nível de seu jogo.
Federer começou sem grandes sustos, aproveitando sua oportunidade para conseguir um break point e vencer o primeiro set. Mas Cilic melhorou no segundo, começou a dificultar o trabalho do suíço com potentes golpes e acabou empatando o confronto.
O terceiro favorito reagiu de forma imediata, quebrando o serviço do oponente no início da terceira parcial, mas o croata deu o troco no game seguinte.
A partida seguia igual, com o 27º cabeça de chave jogando em um grande nível. Até que no nono game, Cilic tinha um break point contra, recebeu um aviso de tempo para sacar e, nervoso, acabou cometendo uma dupla falta, que acabou custando o set.
O atual 28º colocado do ranking da ATP acusou muito o golpe e voltou à dinâmica de erros do primeiro set. Federer, por sua vez, passou a massacrar o adversário e levou com facilidade o quarto set, após 2h40min de partida.
Em oitavas de final, Federer enfrentará o vencedor do confronto entre o argentino Juan Mónaco e o alemão Tommy Haas, que se enfrentam ainda neste sábado.