Ao contrário do compatriota Stan Wawrinka, Roger Federer vem fazendo seu papel e venceu mais uma em Roland Garros, nesta quarta-feira. O suíço garantiu sua classificação à terceira fase do torneio ao superar o argentino Diego Sebastian Schwartzman, em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, após 1h42.
Para seguir em busca de uma vaga nas oitavas de final, Federer terá pela frente o russo Dmitry Tursunov, cabeça de chave 31, que superou o norte-americano Sam Querrey ao aplicar 6/4, 7/5 e 6/1. Contra o russo, o suíço leva vantagem no retrospecto de confrontos, com quatro triunfos e nenhuma derrota.
Na partida, Federer fez o suficiente para vencer, mas esteve longe de jogar em seu melhor nível. No primeiro set, ele começou sofrendo uma quebra, mas logo se recuperou para conseguir a virada. Na segunda parcial, o número 4 do mundo não era ameaçado, porém era pouco agressivo. A falta de iniciativas de Federer continuou no terceiro set, ainda mais que o tenista conseguiu uma quebra no início e diminuiu o ritmo para administrar o resultado contra o número 139 do mundo.
Berdych vence em quatro sets – Enquanto Federer venceu fácil, Tomas Berdych, cabeça de chave 6, começou tomando um susto, mas também se classificou à próxima fase. Depois de perder o primeiro set, o tcheco conseguiu virar e venceu o cazaque Aleksandr Nedovyesov, por 3 a 1, com parciais de 6/7 (4-7), 6/4, 7/5 e 6/3.
Outro favorito que avançou foi o canadense Milos Raonic, cabeça de chave 8, que bateu o também tcheco Jiri Vesely, por 7/6 (7-4), 6/4 e 6/1.