
O suíço Roger Federer saiu vencedor do confronto com o tenista Ernests Gulbis nas oitavas de final do ATP 500 Halle, na Alemanha, nesta quarta-feira. Em 1 hora e 5 minutos, o vice-líder do ranking mundial derrotou o atleta da Letônia por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, e se classificou para as quartas de final do torneio, onde terá como próximo adversário o alemão Florian Mayer.
Federer é o recordista de troféus no torneio e atual bicampeão, com sete títulos conquistados ao longo da carreira – de 2003 a 2006, 2008, 2013 e 2014. Caso passe por Mayer na próxima etapa, encontra o vencedor do confronto entre Tomas Berdych e Ivo Karlovic.
O jogo– A partida foi tranquila para Federer, que dominou o rival nas duas parciais sem perder nenhum serviço. Com 67% de aproveitamento no primeiro serviço, o suíço liquidou o set inicial em 27 minutos, deixando Gulbis pontuar apenas uma vez na maioria das jogadas.
O segundo e o terceiro games foram os mais equilibrados do primeiro set. Com o placar da parcial em 1/1, Federer desperdiçou dois break points e quase perdeu o serviço para o rival, mas conseguiu manter a vantagem e confirmou o favoritismo nos games seguintes, principalmente ao quebrar o saque de Gulbis no sexto game e, em sequência, sequer deixar o 86º ter a chance de marcar, quitando a pontuação com rapidez.
A segunda parcial foi mais equilibrada que a primeira. O atleta da Letônia faturou o primeiro game sem deixar o suíço pontuar, promovendo um jogo mais apertado. O set seguiu até a parcial de 5/5 apresentando boas atuações dos dois lados e sequências opostas, com games decididos no último ponto ou então terminados rapidamente, sem que o outro pontuasse. Mas Federer conseguiu uma quebra de serviço após desperdiçar três chances de break point e quase abriu espaço para Gulbis assumir a frente no placar. Em seguida, confirmou o favoritismo ao vencer o último game e finalizar o segundo set em 38 minutos.