O suíço Roger Federer não teve problemas para alcançar a final do ATP 500 de Dubai. Na manhã desta sexta-feira, ele derrotou com tranquilidade o jovem croata Borna Coric por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, e avançou à decisão, em que poderá enfrentar Novak Djokovic, líder do ranking mundial.
Coric chegou à semifinal do torneio nos Emirados Árabes Unidos credenciado por uma vitória arrasadora sobre o britânico Andy Murray na fase anterior. Com 18 anos, no entanto, não aguentou a pressão imposta pelo ex-líder do ranking mundial e recordista em títulos de Grand Slam.
Na final, Federer pode fazer um aguardado duelo com Novak Djokovic, primeiro colocado da lista da ATP. O sérvio enfrenta ainda nesta sexta-feira o tcheco Tomas Berdych na outra semifinal do torneio de Dubai.
Federer e Djokovic deveriam ter se enfrentando na decisão do ATP Finals, torneio com os oito melhores jogadores do ano, de 2014. Mas o suíço desistiu do duelo pouco tempo antes de sua realização por, alegando dores nas costas oriundas de seu duelo de semifinal contra o compatriota Stanislas Wawrinka na véspera. Na semana seguinte, Federer entrou em quadra e ajudou a Suíça a conquistar o inédito título da Copa Davis, vencendo a decisão do torneio entre países contra a França.
Eles já se encontraram em outras dez decisões de torneios, a última delas em Wimbledon da temporada passada. Na ocasião, Djokovic superou Federer em cinco sets. O suíço e o sérvio duelaram também na decisão do Aberto dos Estados Unidos de 2007, com vitória do atleta da Basileia.