Agora é oficial: Roger Federer disputará o Masters 1000 de Miami. A competição tem início no próximo dia 21 e, embora seu nome estivesse na lista dos participantes, o suíço não havia confirmado presença. Mesmo não figurando na relação de torneios que disputaria em 2016, o Maestro mudou de ideia e tentará o tricampeonato na Flórida.
O último jogo oficial de Federer foi a semifinal do Aberto da Austrália, no qual foi derrotado por Novak Djokovic. Depois disso, o suíço foi obrigado a se afastar durante todo o mês de fevereiro, uma vez que passou por uma cirurgia no joelho. Assim, viu-se obrigado a fazer mudanças em seu calendário.
A intenção do maior vencedor de Grand Slams da história era disputar os ATP 500 de Roterdã e Dubai, além do Masters 1000 de Indian Wells. Porém, Roger não conseguiu se recuperar a tempo e, se fosse seguir seu cronograma, só voltaria às quadras no final de maio, em Roland Garros.
Nesse meio tempo, o suíço confirmou presença no Masters 1000 de Monte Carlo, mas sua participação em Miami seguia indefinida. Nesta quinta, utilizando apenas símbolos, deu indícios de que confirmou sua presença, o que foi feito por Rene Stauffer, responsável pela biografia do Maestro, que publicou “Acabo de receber a confirmação que Roger vai jogar em Miami”.