Roger Federer entrou em quadra na manhã desta quinta-feira para provar que segue superando as dores nas costas e buscar a classificação às quartas de final do Masters 1000 de Roma. Enfrentando Dominic Thiem, o atual número dois do mundo não teve o mesmo sucesso que na rodada passada e acabou se despedindo da capital italiana ao ser derrotado por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (2) e 6/4, em uma hora e 20 minutos de partida.
Dominic Thiem começou o jogo concentrado e ciente de que para vencer era necessário manter uma baixa margem de erro. Com isso, o austríaco confirmou seus primeiros serviços, porém, viu Federar conseguir uma quebra de saque no quinto game, assumindo a frente no placar. Mesmo assim o número 15 do mundo não se abalou e devolveu a quebra, igualando o equilibrado confronto, que foi ser decidido apenas no tie-break, com Thiem levando a melhor e abrindo 1 a 0.
Com o resultado parcial surpreendente, Thiem ganhou mais confiança no segundo set e seguiu mostrando um bom volume de jogo, correspondendo bem nas devoluções e jogando a responsabilidade para o lado de Federer, que precisava reverter o quadro e se estabelecer na partida. Um dos possíveis motivos para o fraco desempenho do número dois do mundo foi a dor nas costas eu já havia o tirado do Masters 1000 de Madri. Nesta semana Federer já havia admitido a surpresa de ter vencido na primeira rodada de Roma mesmo com as fortes dores na região.
Sem nada a ver com isso, Thiem fez sua parte e não deu chances de quebra para seu rival, que acabou se despedindo do Masters 1000 de Roma nas oitavas de final frente a maneira consistente com a qual o austríaco fechou a partida. Agora, Dominic Thiem aguarda o confronto entre Nishikori e Gasquet para descobrir quem irá enfrentar nas quartas de final do torneio italiano.