Os dois primeiros sets da partida indicavam que a quadra central do All England Club veria a segunda grande zebra de Wimbledon no espaço de um dia. Diferente de Nadal, porém, Roger Federer teve sangue frio para virar sobre o forte tenista francês Julien Benneteau, com direito a tie-break no quarto set e quinta parcial arrasadora, fechada em 6/1.
Número 32 do mundo, Benneteau mostrou desde o início que não seria presa fácil a Federer. Sacando bem, o francês não cedeu nenhuma quebra ao hexacampeão do Slam inglês. Contando com erro não forçado do suíço, quando o placar marcava 4/4, Benneteau conseguiu a quebra para, em seguida, confirmar o saque com tranquilidade e fechar a parcial em 6/4.
Se o primeiro set contou com apenas uma quebra em sua parte final, Federer conseguiu o break logo no primeiro saque de Benneteau, abrindo 2/0 na segunda parcial e passando a impressão de que se recuperaria do cenário desfavorável causado pelo set perdido.
O francês, porém, conseguiu a devolução logo em seguida, sacando para, de zero, empatar a partida em 2/2. Com o mesmo equilíbrio da primeira parcial, os dois tenistas confirmaram todos os seus saques até o tie-break, após Benneteau salvar três break-points que dariam o set a Federer. Com desempenho impressionante, o francês abriu 3-0 no game desempate, apenas administrando a vantagem para fechar a parcial após 7-3.
Pressionado pelo 2/0 contra, Federer passou a ser mais agressivo na terceira parcial. Forçando as devoluções, o suíço chegou a causar escorregão de Benneteau logo na primeira parcial, quando abriu 0/40 e contou com dupla falta do francês para conseguir a quebra e, na sequência, sacar bem para abrir 2/0.
Com nova quebra no saque de Benneteau, desta vez de zero, Federer voltou a sacar bem para abrir 4/0 no placar e apenas administrar a vantagem, fechando a parcial em 6/2 e diminuindo o placar par 2 sets a 1.
Mantendo o mesmo equilíbrio e regularidade das duas primeiras parciais, os dois tenistas não cederam quebras em seus saques – Benneteau chegou a sair de 0/40 para confirmar o 3/2 – e levaram a parcial para novo tie-break.
Se nenhuma quebra foi conquistada durante a parcial, os dois tenistas revezaram mini-breaks no game desempate. Sacando em 7-6, após reverter cenário desfavorável no serviço de Benneteau, Federer conseguiu belo ace para fechar a quarta parcial em 8-6 e levar a decisão para o quinto e último set.
O equilíbrio que deu o tom em toda a partida foi deixado de lado na última parcial. Após o placar marcar 1/1, com uma confirmação para cada tenista, Federer passou a impor ritmo arrasador sobre Benneteau, que sofria com torsão ocorrida durante o escorregão na parcial anterior. Com três quebras e dois saques de zero, incluindo o que decidiu o jogo, Federer não deu chances ao francês e o atropelou em 6/1.
Com o resultado, Federer segue na busca pelo sétimo título em All England Club. Além disso, o suíço garante, no mínimo, a segunda colocação no ranking da ATP, já que Rafael Nadal – defendendo 1200 pontos após a final em 2011 – foi eliminado de forma precoce por Lukas Rosol, nesta quinta.
Para assumir a liderança, basta a Federer o título do torneio, o que o faria ultrapassar o sérvio Novak Djokovic, que defende 2000 pontos do triunfo na última edição, seu provável adversário caso chegue na semifinal do torneio.