Menu
Mais Esportes

Federação quer urgência na avaliação do caso Cielo

Arquivo Geral

05/07/2011 13h24

O nadador Cesar Cielo está convocado para o Mundial de Xangai (China), que será realizado entre os dias 16 e 31 deste mês, mas ainda corre o risco de não disputar a competição. O brasileiro, que foi pego no doping, ainda terá seu caso estudado pela Fina (Federação Internacional de Natação). A organização mundial pedirá urgência na avaliação.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) apenas advertiu Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked, que foram pegos no exame antidoping com a substância ilegal furosemida.

A Fina irá avaliar o quadro e, caso concorde com a punição aplicada pela CBDA, Cielo poderá participar do Mundial de Xangai. No entanto, se o órgão internacional discordar, o caso do brasileiro será encaminhado e julgado pela Corte de Arbitragem do Esporte (CAS).

Neste caso, a entidade internacional pressionará a CAS para que encontre uma solução o mais rápido possível, para que não haja problemas posteriores ao Mundial. Apesar de a competição ter início no dia 16, as provas de natação serão realizadas apenas a partir do dia 24 de julho em Xangai. Vale lembrar que Cielo é campeão mundial dos 50m e 100m livre.

“Se decidirmos apelar [da decisão da confederação brasileira], isso deve ser feito com urgência junto ao CAS porque o Mundial logo começa. Se nós concordarmos com a decisão tomada no Brasil, aí a questão é outra”, disse Comel Maculescu, diretor executivo da Fina, ao SwimNews.

Henrique Barbosa e Nicholas Santos foram dispensados do Mundial de Xangai. Os nadadores perderam os índices classificatórios para a competição, que foram conquistados durante o Troféu Maria Lenk.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado