Menu
Mais Esportes

Federação Internacional fecha investigação sobre idade de ginastas chinesas

Arquivo Geral

01/10/2008 0h00

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) encerrou a investigação sobre as idades das integrantes da equipe de ginástica artística da China que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, sem encontrar irregularidades em sua documentação.

“A FIG dividiu suas conclusões com o Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia solicitado a investigação. O caso foi considerado encerrado”, anuncia a entidade em comunicado.

Os passaportes, documentos de identidade e certidões de nascimento apresentados pela federação chinesa de ginástica comprovam, segundo a FIG, que todas as meninas tinham idade regulamentar para competir, isto é, completaram pelo menos 16 anos este ano.

A principal polêmica no período que antecedeu os Jogos de Pequim foi centrada na atleta He Kexin, suspeita de ter idade menor que a necessária. Ela conquistou o título olímpico das barras assimétricas e por equipes.

Por outro lado, a FIG continuará investigando as idades das ginastas Dong Fangxiao e Yang Yun, que participaram dos Jogos de Olímpicos de 2000, em Sydney. As provas apresentadas pelos dirigentes chineses “não são satisfatórias”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado