Menu
Mais Esportes

Federação Chinesa inicia investigação sobre idade de atletas

Arquivo Geral

07/10/2008 0h00

Para provar que as ginastas Dong Fangxiao e YangYun tinham mais de 16 anos nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a Federação Chinesa de Ginástica irá conduzir sua própria investigação a respeito do caso, em paralelo com a Federação Iternacional (FIG).


De acordo com a porta-voz da entidade, Zhou Qiuriu, afirmou que a Federação conta com a ajuda das autoridades locais para obter informações sobre os atletas. “As nossas autoridades nos fornecem perfis dos atletas, que incluem suas idades. Nosso trabalho foi somente o de selecionar as melhores informações das que nos foram fornecidas. Não somos o governo e não temos qualquer poder”, falou a porta-voz, isentando a Federação de qualquer culpa no caso.


As suspeitas sobre Dong e Yang vierem à tona durante a investigação sobre as idades das ginastas que compuseram a equipe medalhista de ouro da China nas Olimpíadas de Pequim. Por sua vez, o problema deste ano já foi resolvido, já que a FIG concluiu que as atletas tinham idade mínima para competir. De acordo com as regras da entidade, as ginastas devem completar 16 anos no ano olímpico para poder participar das Olimpíadas.


Os documentos que Dong entregou para participar dos Jogos de Pequim mostram que ela nasceu em 23 de janeiro de 1986, o que implica ter 14 anos nos Jogos de Sydney. Porém, na FIG, a data de nascimento da atleta é de 20 de janeiro de 1983. Assim, sem provas concretas, a Federação Internacional deu o caso por encerrado.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado