Apontados como os principais favoritos para conquistarem o título do ATP 250 de Zagreb, na Croácia, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig não corresponderam às expectativas e foram eliminados logo na estreia. Nesta quarta-feira, a dupla perdeu para a parceria formada pelo alemão Philipp Marx e pelo eslovaco Michal Mertinak, em dois sets, com parciais de 6/3 e 6/4.
Cabeças de chave número 1, Melo é o atual quinto colocado no ranking mundial de duplistas, enquanto Dodig ocupa o 34º posto. Já Marx e Mertinak são apenas o 80º e 86º colocados, respectivamente.
Para seguir na competição, o alemão e o eslovaco terão pela frente a dupla formada pelos anfitriões Toni Adroic e Marin Cilic, que venceram de virada os compatriotas Ivo Karlovic e Franko Skugor, por 6/7 (3-7), 6/0 e 10-7, na primeira rodada.
O ATP de Zagreb é a terceira competição que Melo e Dodig jogam juntos na temporada de 2014. Na primeira delas, em Doha, eles chegaram à semifinal. No Aberto da Austrália, os dois pararam nas oitavas de final. No entanto, enquanto Dodig só jogou junto de Melo nas duplas, o brasileiro reeditou a parceria com o austríaco Julian Knowle e conquistou o título do ATP 250 de Auckland, na Austrália, no início de janeiro.