Com mais de duas horas de atraso, por causa da ausência de vento, a Pré-Olímpica de Vela de 2010 começou nesta terça-feira, com a disputa de duas regatas no Finn e no 49er, e uma no Laser, no Laser Radial, no 470 masculino e feminino, e na RS:X masculina e feminina. A competição, somada aos resultados dos Campeonatos Nacionais de cada classe, definirá os integrantes da Equipe Brasileira de Vela, que receberão ajuda financeira da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para a campanha olímpica deste ano, visando os Jogos da Inglaterra, em 2012.
Os favoritos começaram bem a competição. Jorginho Zarif, de apenas 17 anos – o integrante mais jovem da Equipe Brasileira – venceu as duas regatas no Finn, com Henry Boening chegando em segundo lugar. “Foi um início maravilhoso”, comemorou o velejador paulista, que no ano passado conquistou o Campeonato Mundial Júnior da classe, na Hungria. “Consegui duas boas largadas e dominei bem as provas.”
André Fonseca, o Bochecha, e Marco Grael também comemoraram duas vitórias no 49er. “Não foi nada fácil. Na primeira regata, garantimos o primeiro lugar só na reta de chegada”, lembrou Fonseca, que tem apenas um adversário na prova: a dupla carioca Rodrigo Monteiro e Filipe Novello. “Temos de manter a concentração e velejar bem.”
No 470, Fernanda Oliveira / Ana Luísa Barbachan e Fábio Pillar / Gustavo Thiesen, que assim como Fonseca /Grael defendem a vaga na Equipe Brasileira, venceram a regata desta terça-feira. “Ganhamos com certa vantagem, mas nada que mude nossa conduta. Temos de manter a seriedade porque em cada dia as condições são diferentes”, disse Fernanda. “É bom começar ganhando. Aumenta a nossa confiança”, completou Pillar.
No RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas, também da Equipe Brasileira, ganharam com facilidade e deram o primeiro passo para continuar no grupo. “Meu sonho é disputar a minha quarta olimpíada e estou me empenhando muito para isso”, afirmou Bimba. O Laser foi a exceção. Os favoritos Bruno Fontes e Adriana Kostiw não venceram. Os primeiros lugares ficaram com Eduardo Couto e Fernanda Decnop.