Em sua casa, às margens do Lago de Garda, na Itália, Robert Scheidt confirmou seu favoritismo e venceu a medal race, regata decisiva com os dez melhores competidores, na Semana Olímpica de Garda Trentino. Seus principais adversários, Jean Baptiste Bernaz e Nick Thompson, França e Inglaterra, chegaram apenas em sétimo e sexto lugar, respectivamente.
Em uma ótima semana, Scheidt conseguiu cinco vitórias em dez regatas, chegando entre os dez primeiros em todas. Na prova decisiva, o vento passou dos 15 nós (30 km/h), possibilitando que o brasileiro fosse ainda mais veloz do que seus rivais, tanto nas pernas de contravento, quanto no vento em popa. O competidor perdeu apenas 19 pontos, enquanto o vice Jean Baptiste perdeu 40 e o último no pódio, Nick Thompson, 43.
“O campeonato terminou da melhor forma possível. O dia foi espetacular, com ventos fortíssimos. Realizei boa largada, o que me permitiu conseguir permanecer à frente do francês e do inglês, mesmo sem liderar. Na penúltima, montei a boia em terceiro e logo em seguida assumi a liderança”, analisou Scheidt.
O brasileiro já pensa nos próximos eventos, preparatórios para as Olimpíadas Rio 2016. “Estou muito contente com essa vitória porque fiquei fora do pódio nas duas últimas competições, em Palma de Mallorca e Hyères. Traz mais confiança para o futuro”, disse.
O próximo objetivo de Scheidt é conquistar o título do Mundial de Vela de Santander, na Espanha, que será realizado em setembro.