O tenista cabeça de chave número 1 do ATP 250 de Munique, na Alemanha, não conseguiu sobreviver sequer à estreia. O francês Jo-Wilfried Tsonga não teve um bom desempenho e foi surpreendido pelo atleta da casa, Tommy Haas, perdendo por 2 sets a 0. O número 134 do mundo fez parciais de 6/1 e 6/4 e despachou o francês, franco favorito no torneio, em 59 minutos.
Com a vitória, o alemão avança para as quartas de final da competição na qual chegou na final em 2000. Ex-número 2 do mundo, posição que atingiu há dez anos, Haas conseguiu vencer 83% dos pontos após o seu primeiro serviço e não sofreu nenhum break-point no duelo. O tenista de Hamburgo ainda quebrou o serviço de Tsonga em duas oportunidades. Já o francês, número 5 na ATP, teve uma baixíssima eficiência no retorno, ganhando somente 13 pontos entre 50 disputados.
Nas quartas de final, Tommy Haas vai duelar contra Marcos Baghdatis, do Chipre, que superou o alemão Dustin Brown, com parciais de 1/6, 6/4 e 6/4. Haas e Baghdatis já se enfrentaram uma única vez no circuito, em 2005, na Basileia, Suíça, e o respresentante da Alemanha levou a melhor.
Nos outros jogos do dia em Munique, o russo Mikhail Youzhny derrotou o colombiano Santiago Giraldo, com 6/7 (2-7), 6/4 e 6/4, e agora vai medir forças com o croata Marin Cilic, finalista em Munique em 2010 e algoz do alemão Matthias Bachinger nesta edição. A partida terminou com placar de 6/3 e 6/2.